Pular para o conteúdo

SQL

Vamos pular para outra tecnologia muito utilizada: o SQL. No mundo dos dados, temos vários sistemas de gerenciamento de bancos de dados, que chamamos de SGBDs. Cada um tem algumas leves modificações na sintaxe (na escrita) dos nomes de algumas funções. Porém, a maioria dos comandos são idênticos. Então, neste momento, vamos utilizar o MySQL. Ah, aqui eu recomendo fortemente que você selecione a playlist em português!

Com esses conhecimentos adquiridos, utilize o Google Cloud Platform para analisar os dados do Censo Escolar e fazer as seguintes queries / responder as seguintes perguntas:

  1. Qual a quantidade total de escolas distintas?
  2. Qual a quantidade total de escolas distintas que possuem laboratório de informática?
  3. Faça uma união (inner join) da tabela ‘escola’ e da tabela ‘turma’.
  4. Analise a quantidade total de matrículas por escola, com as tabelas unidas (dá para fazer sem estarem unidas, mas resolvi pedir com elas juntas para abordar tudo o que vocês viram nas aulas :D )
  5. O número de matrículas e o id da escola com o maior número de matrículas.
  6. Por fim, retorne todas os ids e a quantidade MÉDIA de matrículas onde a média é maior que 500 matrículas, em ordem decrescente.

Se você concluiu todos os requisitos até aqui… parabéns! Ah, caso queira se aprofundar um pouco mais (recomendo, hehe) pesquise sobre “Window Functions (over, partition by)” e ordem de execução no SQL.