Pular para o conteúdo

Introdução

Seja bem-vindo(a) à trilha de Análise de Dados! Aqui, você vai aprender como extrair informações muito importantes para as empresas de dados brutos. Vamos abordar tópicos como extração e manipulação de dados, o que são KPIs e qual é a importância dele para os negócios, como fazer visualizações bonitas e funcionais e muito mais!

O que é Análise de Dados?

Análise de Dados envolve o processo de inspecionar, limpar e modelar dados com o objetivo de descobrir informações úteis, informar conclusões e apoiar a tomada de decisão. Um analista de dados foca em extrair insights significativos de conjuntos de dados, utilizando uma variedade de ferramentas e técnicas. Esses insights podem ser utilizados para otimizar processos, prever tendências, identificar padrões e muito mais.

Aqui na Comp Jr., focamos no uso de ferramentas e linguagens que são essenciais na área de dados. Entre elas:

  1. Excel: O Excel é uma ferramenta fundamental para qualquer analista de dados. Aqui, você aprenderá a usar os recursos que um analista precisa saber para limpar e manipular seus dados, como fórmulas, tabelas dinâmicas e gráficos para analisar e visualizar dados.
  2. SQL: O SQL é a linguagem padrão para manipulação de bancos de dados relacionais. Você aprenderá a criar, manipular e consultar dados em sistemas como PostgreSQL ou MySQL, essenciais para entender como os dados são armazenados e relacionados.
  3. PowerBI ou Tableau: Ferramentas como PowerBI e Tableau são cruciais para a criação de visualizações de dados interativos e dashboards. Você aprenderá a transformar dados brutos em insights visuais claros e que gerem valor ao negócio.
  4. Python: Vamos utilizar Python apenas no final, visto que ele é destinado a análises mais profundas. Esta linguagem é fundamental para podermos extrair insights através de outra linguagem que é tão popular e quente no mercado de trabalho.

Antes de continuar nosso roadmap, gostaria de dizer que separei cada um dos tópicos em duas opções de vídeo: inglês e português. Se quiserem seguir uma recomendação pessoal minha e já souberem inglês, vejam os vídeos em inglês.

“Ah, então significa que os vídeos em português são menos completos?” Não, não é por isso. Recomendo os vídeos em inglês para você aprender os termos chave da área e, posteriormente, ser capaz de pesquisar as suas dúvidas em inglês, que terá muito mais resultados. Entretanto, se você não souber, pode continuar com as opções em português (embora eu te recomende fortemente a aprender inglês!). Também terão algumas perguntinhas em cada módulo, você não precisa entregar, mas recomendo fortemente que faça para consolidar os seus conhecimentos!

Agora sim! Podemos continuar com o nosso roadmap.

Motivação

Antes de começar a te lotar de conteúdo, vou disponibilizar dois vídeos para você realmente entender o dia a dia de um analista de dados e o que você será capaz de fazer ao final deste roadmap. Sabe aquela motivação no começo que precisamos? Então, o vídeo abaixo serve justamente para isso.

Percebeu como nos vídeos eles falaram que usam (no primeiro, ele mostrou utilizado) tudo aquilo que te disse acima? Excel, PowerBI (ou Tableau) e SQL. Não tem erro! Obviamente, algumas empresas vão exigir algum conhecimento mais específico (Google Analytics, Adobe Campaign etc.), mas conseguimos aprender rápido. O essencial é que não pode ficar de fora.

Próximos passos